Quem Somos

A OSX é uma empresa brasileira, em recuperação judicial, que foi criada em 30 de outubro de 2009, tendo em vista a demanda da indústria petrolífera por equipamentos e serviços integrados para atuar na indústria naval e offshore, ofereceu soluções integradas de engenharia, construção, fretamento e serviços de Operação & Manutenção (O&M) para empresas de Exploração e Produção (E&P) de petróleo. Além disso, a Companhia foi responsável pela operação e manutenção das unidades fretadas da Companhia; FPSO OSX -1 e OSX -3.

Dentro de seu portfólio de negócios, atualmente a OSX conta com a exploração econômica de área estratégica de aproximadamente 3,2 milhões de m2, localizado no Superporto do Açu, na Bacia de Campos. Veja maiores detalhes na aba "Unidade de Negócios".

Na área de O&M, a OSX Serviços era responsável por operar as plataformas FPSO OSX-1 e OSX-3, ambas para a empresa OGX Petróleo e Gás, atualmente denominada Dommo Energia S.A. O FPSO OSX-1 obteve eficiência operacional média de 99% no seu primeiro ano de operação. Realizou com sucesso mais de seis operações de offloading, atingindo uma média de mais de 6 milhões de barris produzidos. O FPSO OSX-3 permanece em atividade no campo de Tubarão Martelo.

O processo de Recuperação da OSX Brasil S.A. se iniciou durante o segundo semestre de 2013, quando a OSX enfrentou um agravamento da sua situação financeira, incluindo o cancelamento de encomendas de unidades que seriam construídas na Unidade de Construção Naval do Açu ("UCN Açu") e de contratos de afretamento e operação e manutenção de unidades FPSOs e WHPs. No dia 08 de novembro de 2013, em vista da situação conjuntural da Companhia, o Conselho de Administração aprovou o pedido de recuperação judicial da OSX, como instrumento relevante para assegurar a preservação do interesse dos acionistas, empregados e credores, promovendo assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica. No dia 11 de novembro de 2013, as empresas OSX Brasil S.A.; OSX Construção Naval S.A. e OSX Serviços Operacionais Ltda. ("OSX") entraram com o Pedido de Recuperação Judicial, nos termos da Lei no 11.101/2005.

No dia 16 de maio de 2014, a Companhia e suas subsidiárias, OSX Construção Naval S.A. - Em Recuperação Judicial e OSX Serviços Operacionais Ltda. - Em Recuperação apresentaram os respectivos Planos de Recuperação Judicial perante o Juízo da 3ª Vara Empresarial da Comarca do Rio de Janeiro, os quais foram aprovados em Assembleia Geral de Credores em 17 de dezembro de 2014 e homologados pelo Juízo da recuperação judicial em 08 de janeiro de 2015.

A Companhia continuará a desenvolver normalmente suas atividades e envidará seus melhores esforços para dar continuidade às sólidas relações comerciais que vem cultivando desde o início de suas atividades.